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    Tutorial: GUI

    Informações desatualizadasAs informações neste artigo podem estar desatualizadas. Você pode ajudar o Roblox atualizando-o! Página do tutorialEste artigo é um tutorial fácil.Todos os tutoriais · Tutoriais de script

    GUI é um acrônimo que significa Interface gráfica do usuário. Existem dois tipos de GUIs no ROBLOX: as GUIs do jogo (core), que não são editáveis ​​no jogo, e as GUIs do jogador, que podem ser personalizadas. Interface do usuário basicamente significa a conexão entre você (usuário) e o computador (interface). A maneira como você e o computador se comunicam é feita de forma gráfica, daí a Interface Gráfica do Usuário. Os usos comuns para GUIs são tabelas de classificação e tutoriais.



    Conteúdo

    GUIs principais

    A GUI do jogo inclui a Tabela de Líderes, sua barra de saúde, a interface de bate-papo, os ícones de sua ferramenta, o botão de relatório, os botões de janela e os botões de visualização da câmera. As GUIs do jogo não podem ser editadas porque estão bloqueadas no GuiRoot, mas podem ser adicionadas falsas, como uma barra de oxigênio quando você entra na água ou movendo sua barra de saúde para outro lugar. A GUI da sua barra de integridade pode ser editada, mas as outras GUIs principais não.

    GUIs do jogador

    Tutorial: GUI

    Um menu GUI simples.


    Estas são GUIs que podem ser criadas e editadas pelo jogador. Existem dois tipos:


    ScreenGui

    Essas GUIs ficam na frente do jogo na tela. Eles podem permitir que você faça uma variedade de coisas, como mudar sua equipe, visualizar um mapa ou redefinir seu personagem. Cada ScreenGui que um jogador individual vê está no PlayerGui, que está no jogador. Todas as GUIs dentro do StarterGui serão fornecidas a todos os jogadores ao entrar no servidor e sempre que eles reaparecerem.

    BillboardGui

    Essas GUIs são presas a um tijolo e estão sempre voltadas para o jogador.

    GUIs são úteis para uma página de boas-vindas, página de regra, botão de reinicialização ou para fornecer ferramentas aos jogadores. Todos esses recursos podem ser usados ​​por scripts de nível médio e conhecimento básico sobre os recursos da GUI. Para obter mais informações, vá para um site de tutorial para iniciar sua GUI.

    SurfaceGui

    As GUIs de superfície são semelhantes às BillboardGUIs, exceto por estarem em um único lado de uma parte, em vez de estarem sempre voltadas para o jogador. Dependendo do tamanho da peça e do tamanho da GUI, os usos podem variar.

    SurfaceGUIs tem uma propriedade chamada CanvasSize, que determina como a GUI registra 'pixels'. Um CanvasSize menor leva a elementos GUI maiores e um maior leva a elementos menores.

    Elementos GUI

    Os principais itens que podem ser inseridos em uma GUI.


    • Frame - usado para agrupar elementos da GUI. Quando um quadro se move, todos os elementos nele também se movem. O fundo e a borda de um quadro podem ser editados como todos os outros elementos da GUI.
    • TextLabel - exibe texto.
    • TextButton - botão da GUI clicável.
    • TextBox - permite ao jogador inserir texto.
    • ImageLabel - exibe uma imagem.
    • ImageButton - imagem clicável.

    Propriedades de GUIs

    AbsolutePosition: Um valor de vetor 2: A posição absoluta da GUI, como se você usasse Scale em vez de Offset, isso mostrará sua posição.


    AbsoluteSize: Um valor de vetor 2: O tamanho absoluto da GUI, como se você usasse Offset em vez de Scale, isso mostrará seu tamanho. Oposto do anterior.

    Ativo: Um booleano: A GUI está ativa ou não ativa (portanto, se um botão não estiver ativo, você não poderá clicar nele)


    BackgroundColor3: Um valor de color3 para alterar a cor de fundo.

    BackgroundTransparency: Um valor Float, altera a transparência do fundo.

    BorderColor3: Um valor de color3 para alterar a cor da borda.

    BorderSizePixel: valor interno usado para alterar o tamanho da borda.

    Nome: um valor de string usado para alterar o nome.

    Pai: o pai do objeto

    Posição: Um valor UDim2: altera a posição da GUI

    Tamanho: Um valor UDim2: Altera o tamanho da GUI

    SizeConstraint: define a direção em que um objeto pode ser redimensionado.

    Visível: um booleano, se a GUI estiver visível ou não.

    ZIndex: Um valor Int, altera a ordem em que os itens da GUI são colocados.

    className: O className da GUI

    AutoButtonColor: altera automaticamente a cor do botão quando clicado.

    Imagem: uma textura é necessária para obter a imagem do botão.

    Dimensões universais em 2 eixos

    Dimensões universais em 2 eixos, ou UDim2 para abreviar, são um sistema de posicionamento especial usado no ROBLOX GUI que consiste em 4 valores separados. No ROBLOX Studio, a propriedade position nos gráficos é algo como:{0.5, -150, 0.5, -150} Deixe-me explicar isso:


    O primeiro número é a porcentagem x em uma escala de 0 a 1. O segundo número é o deslocamento x. O terceiro número é a porcentagem y em uma escala de 0 a 1. O quarto número é o deslocamento y.

    Isto significa que {0.5, -150, 0.5, -150} significa: a meio caminho no eixo x adicionar 150 negativo pixels. a meio caminho no eixo y adicionar 150 negativo pixels. Se você definir o tamanho de um Gráfico como 0.5, 0, 0, 0.5 (ocupando metade de xe metade de y), em que posição você o definiria para que apareça no centro da tela? 0.25, 0, 0.25, 0!

    Tutoriais

    • ForceField GUI
    • Reiniciar GUI
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