Na trigonometria, o seno é uma proporção, onde todos os graus variando de 0 a 360 ° correspondem a um número entre -1 e 1. Quando você representa esses valores em gráfico, você cria uma onda contínua suave.
Conteúdo
- 1 Uma Nota Rápida
- 2 O Conversor Senoidal
- 3 O conversor de arco senoidal
- 4 O conversor sinusoidal hiperbólico
- 5 Como o seno pode ser usado no Roblox?
- 6 Fazendo o objeto flutuar
Uma nota rápida
Isso não deve ser confundido com o EasingStyle chamado seno. Trata-se da função em matemática.
O conversor senoidal
Em Advanced Scripting, expliquei o que math.sin faz. Caso você não esteja familiarizado, ele converte os graus na proporção do seno. Para fazer isso, basta inserir isso em seu script.
Var local = math.sin (x)
Substitua x por um valor em radianos e voila! Você pode acessar essa variável a qualquer momento; claro, ele deve estar dentro do mesmo bloco de código. Você pode fazer a mesma coisa com cosseno e tangente.
O conversor de arco seno
Um arco seno é uma derivação do seno. Em vez de o valor y estar entre 1 e -1, o valor x é. À direita está um gráfico de arco seno.
Em vez de usar math.sin, use o código a seguir. X deve estar em radianos.
Var local = math.asin (x)
Novamente, isso também se aplica ao arco cosseno e ao arco tangente.
O conversor de seno hiperbólico
Abaixo está o código para um conversor de seno hiperbólico.
Var local = math.sinh (x)
Novamente, x deve estar em radianos.
Como o seno pode ser usado no Roblox?
O seno pode ser usado no Roblox fazendo um item balançar para cima e para baixo suavemente. Imagine que o eixo x é o ponto no tempo e o eixo y é a altura do objeto. Com base nisso, sabemos que podemos criar um objeto que flutua suavemente.
Fazendo o objeto flutuar
Antes de começar, certifique-se de que sua parte esteja ancorada. Em seguida, insira o seguinte código
Número local enquanto verdadeiro do Número = Número + 10 Número local2 = math.rad (Número) Número local3 = math.sin (Número2) * 4 + 10 script.Parent.Position = Vector3.new (0, Número3,0) wait ( 0.01) fim
Permita-me explicar alguns termos:
- A terceira linha adicionará 10 graus ao número a cada vez.
- A próxima linha converterá graus em radianos.
- A próxima linha converterá radianos em seno.
- Então, a peça mudará sua coordenada y para Número3.
- A "animação" esperará um centésimo de segundo antes de repetir o ciclo.
Você pode alterar as propriedades básicas da onda senoidal assim:
- Para aumentar a taxa de quadros, diminua o tempo no atraso e o número adicionado à variável "Número" na terceira linha.
- Quando você multiplica a razão do seno na linha 5, você está aumentando sua amplitude; em outras palavras, você está aumentando o bloqueio. Neste caso, estou fazendo a peça subir 4 vezes mais alto.
- Quando você adiciona a razão do seno na linha 5, você está definindo sua posição de repouso. Neste caso, sua posição de repouso é (0,10,0).
- Você pode alterar as coordenadas de forma que ele gire para a esquerda e para a direita, definindo seu valor x para "Número3".
- A mesma coisa pode ser alcançada usando cosseno em vez de seno. (ou seja: math.cos (Número2) * 4 + 10)