A UDim2, que são basicamente dois UDims (Dimensões Universais) sendo representados dentro do mesmo objeto, é um objeto Lua que armazena informações sobre o tamanho e a posição dos elementos da GUI. A diferença entre um UDim e UDim2 é que um UDim2 representa um plano bidimensional com coordenadas xey, enquanto um UDim representa apenas uma coordenada.
O construtor recebe parâmetros na ordem: xscale, xoffset, yscale, yoffset.
Membros
X.Scale e Y.Scale definem o tamanho ou a posição de um elemento proporcionalmente ao tamanho de seu pai. Um valor de 1 definirá o filho para o mesmo tamanho ou posição de seu pai no eixo especificado, e 0 fará com que ele tenha um tamanho de 0% de seu pai e uma posição de 0% de seu pai no eixo especificado.
X.Offset e Y.Offset definem o tamanho ou a posição de um elemento em pixels. Este número é adicionado aos parâmetros de escala, após seu tamanho ter sido calculado: esses valores são deslocamentos.
O tamanho de uma GUI é calculado usando a fórmula:
Tamanho = Escala * Parent.AbsoluteSize + Offset
A posição de uma GUI é calculada usando a fórmula:
Posição = Parent.AbsolutePosition + Scale * Parent.AbsoluteSize + Offset
Exemplo
frame local = Instance.new ("Frame") frame.Position = UDim2.new (0.5, -50, 1, -100) frame.Size = UDim2.new (0, 100, 0, 100) frame.Parent = GUI
Isso cria um retângulo de 100 × 100 pixels, centralizado na parte inferior da tela.
Tipos de dados | |||||||||||||||||||||||||||||||
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Tipos Roblox |
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Tipos C ++ | bool · duplo · flutuar · int · int64 · anular |