No processo de desenvolvimento de um videogame, muitas ideias são descartadas como impraticáveis por um motivo ou outro. No entanto, se a ideia chegar bem longe no processo de desenvolvimento, alguns aspectos dela ainda podem ser encontrados no código dos jogos lançados ou podem aparecer em trailers ou entrevistas com os desenvolvedores.
A lista a seguir cobre muito desse conteúdo removido. Não é abrangente e concentra-se nos elementos mais interessantes.
Conteúdo
- 1 conteúdo removido de forma proeminente
- 1.1 Kingdom Hearts
- 1.1.1 Chamada de Bahamut
- 1.1.2 Castelo Disney
- 1.1.3 Ilha em Desmoronamento
- 1.1.4 Terras do Orgulho
- 1.1.5 Logotipo alternativo
- 1.1.6 Cavaleiro de Assalto
- 1.1.7 Cenas excluídas
- 1.2 Kingdom Hearts: Chain of Memories
- 1.2.1 Mergulhe no Coração
- 1.2.2 Deep Jungle e Jungle King
- 1.2.3 Protótipos de cartão
- 1.3 Kingdom Hearts Re: Cadeia de Memórias
- 1.4 Kingdom Hearts II
- 1.4.1 Edge of Ultima e Detection Sabre
- 1.4.2 Formulários Xemnas alternativos
- 1.4.3 Lutas de Coliseu
- 1.4.4 Cenas Excluídas
- 1.4.5 Modelos não utilizados
- 1.4.6 As tardes preguiçosas se alternam
- 1.4.7 Tema Final Fantasy IX não utilizado
- 1.5 Mistura Final de Kingdom Hearts II
- 1.6 Kingdom Hearts 358/2 dias
- 1.6.1 Sprites de perfil e o mundo de Pinóquio
- 1.6.2 Trocas de paleta de armas
- 1.6.3 Inimigo alterado
- 1.6.4 Engrenagem da asa e Wind Maker
- 1.6.5 Roxas de aparência "mais velha"
- 1.7 Kingdom Hearts Birth by Sleep
- 1.7.1 Buscador de Luz
- 1.7.2 O Mundo do Livro da Selva
- 1.7.3 Pleakley
- 1.7.4 Cutscenes e mapas alterados
- 1.7.5 Design do Aqua
- 1.7.6 Laguna Loire
- 1.8 Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix
- 1.8.1 Renderizações de demonstração 3D de Kingdom Hearts
- 1.9 Kingdom Hearts codificado
- 1.9.1 Shadow Sora
- 1.10 Kingdom Hearts Re: codificado
- 1.10.1 Kingdom Hearts 358/2 Dias talk sprite
- 1.11 Kingdom Hearts 3D: Distância de queda dos sonhos
- 1.11.1 Locais de movimento de fluxo
- 1.11.2 Medidor de queda antecipada
- 1.11.3 Heartless e Nobodies
- 1.11.4 Paranóicos espaciais
- 1.11.5 Fantasia e Fantasia 2000
- 1.11.6 Ícone de link duplo alternativo
- 1.11.7 Queen Buzzerfly
- 1.11.8 Comedor de Sonhos Tipo Coelho
- 1.11.9 Brinquedos de treinamento
- 1.12 Kingdom Hearts χ [chi]
- 1.12.1 Fairy Stars Keyblade
- 1.12.2 Orichalcum
- 1.1 Kingdom Hearts
- 2
Conteúdo removido de forma proeminente
Kingdom Hearts
Convocar Bahamut
Bahamut foi originalmente planejado para aparecer como uma invocação em Kingdom Hearts, mas foi removido antes do jogo ser lançado. Através de códigos de trapaça, uma opção "Bahamut" pode aparecer no menu Summons e pode ser selecionada. No entanto, como não há nada no disco do jogo para executar, o jogo travará quando for escolhido.
Castelo da Disney
Como visto no trailer beta do jogo, Disney Castle foi originalmente definido para aparecer como um mundo jogável em Kingdom Hearts. Ele foi removido por razões desconhecidas, mas o mundo ainda pode ser acessado por meio de códigos de trapaça, já que existem áreas do mundo nas cenas de abertura do jogo. Ele ainda pode ser visto no mapa mundial.
Ilha Desmoronando
Uma área conhecida como Ilha Crumbling deveria aparecer no Fim do Mundo como o cenário para a batalha final entre Sora e Riku antes da batalha climática com Ansem. Ele aparece como um resquício de Destiny Islands, consumido pela escuridão.
Terras do Orgulho
Pride Lands seria originalmente um mundo usado em Kingdom Hearts, mas foi removido devido ao software ter dificuldades em retratar um movimento quadrúpede convincente e precisar de outro mecanismo de detecção de colisão para o nível. Posteriormente, foi apresentado como um mundo jogável em Kingdom Hearts II.
Logotipo alternativo
No final do trailer beta, um logotipo alternativo de Kingdom Hearts é mostrado, a palavra "Reino" em texto dourado padrão na parte superior, a coroa logo acima, enquanto "Corações" é exibido em uma versão em tons para baixo da fonte pontilhada do logotipo padrão abaixo. A marca registrada coração está ausente.
Cavaleiro de assalto
O Cavaleiro de assalto ia aparecer em Kingdom Hearts, mas foi removido porque "não cabia" em nenhum dos mundos, possivelmente devido ao seu estilo. Mais tarde, ele aparece em The Land of Dragons em Kingdom Hearts II.
Cenas deletadas
No trailer da E3 2001, a cena em que as Ilhas Destiny são destruídas é um pouco diferente do jogo final. No final do trailer, Sora também insere manualmente a Keyblade no Buraco da Fechadura das Ilhas Destiny no Lugar Secreto; na versão final do jogo, o Keyblade dispararia um feixe para travar ou destravar objetos.
Existem também várias cenas com Riku que não aparecem no jogo final, uma das quais é quando Riku está no topo do Big Ben, visto olhando para fora, em uma posição agachada. O outro é um momento na destruição de Destiny Islands, onde Riku é visto de pé com os braços abertos, olhando para cima e dizendo algo para enfurecer Sora o suficiente para atacá-lo.
Donald e Pateta também têm trajes diferentes ao longo do jogo, e a cena após a derrota do Guard Armor é definida mais perto da porta mundial de Traverse Town do que no jogo final.
E há uma cena onde Sora é visto correndo por um beco em Traverse Town de algo quase caindo antes de se virar para olhar para trás.
Além do trailer da E3 2001, e na versão final do jogo, uma cena onde Sora e Riku estão explorando o lugar secreto é cortada assim que um novo diálogo aparece, mas na versão continuada desta cena mais tarde no jogo, não tal diálogo aparece.
Disney Castle, como aparece no trailer beta de Kingdom Hearts.Ilha em ruínas.O design do logotipo inicial do jogo.
Kingdom Hearts: Chain of Memories
Mergulhe no Coração
Uma captura de tela de uma revista anterior mostra que Dive to the Heart foi definido para aparecer em Kingdom Hearts: Chain of Memories, provavelmente como um piso fabricado em memória em Castle Oblivion, mas foi descartado.
Selva Profunda e Rei da Selva
Selva Profunda foi definido para aparecer no jogo - como uma captura de tela inicial do jogo atesta - assim como seu Keyblade, Jungle King, como uma Carta, mas foi removido devido à Disney não ser capaz de garantir os direitos de uso de Tarzan em trabalhos futuros.
Protótipos de cartão
Em uma captura de tela inicial do jogo, os cards de Magic foram substituídos por alguns Protótipos de Card, como Cure e Thunder, que tiveram sua imagem ligeiramente alterada. No entanto, eles foram removidos do jogo por razões desconhecidas.
Captura de tela inicial de Dive to the Heart de Sora em Kingdom Hearts: Chain of Memories.Deep Jungle em um conceito inicial de Kingdom Hearts: Chain of Memories.A carta de ataque do Rei da Selva.Protótipos de cartas em Kingdom Hearts: Chain of Memories.Kingdom Hearts Re: Cadeia de Memórias
Kingdom Hearts Re: Chain of Memories originalmente teria cartas 3D, ao invés de cartas 2D, como visto nas imagens beta do jogo. Além disso, um ícone em forma de S foi apresentado no deck do jogador. [1]
Kingdom Hearts II
Edge of Ultima e Detection Sabre
Através do uso de um dispositivo de trapaça, duas trocas de paleta do Ultima Arma pode ser obtido em Kingdom Hearts II. Estes são o "Edge of Ultima", uma versão do Ultima Weapon original com uma aparência defeituosa, e o "Detection Saber", uma troca de paleta do original também, mas um pouco maior. Quando esses Keychains são acessados no menu de Itens de Sora, nenhuma imagem dos Keyblades é mostrada, apenas ícones de mapa.
Formulários Xemnas alternativos
Em sua batalha final, Xemnas foi originalmente planejado para usar duas formas diferentes do Mundo do Nada—rei (キ ン グ, Kingu?), Que é humanóide e apropriadamente tem uma coroa adornada com sigilos de Ninguém, e Kentauros (ケ ン タ ロ ウ ス, Kentarousu?), Uma parte superior do corpo humanoide fundida com uma parte inferior quadrúpede. Ambos parecem ter sido criados a partir da Cidade das Trevas, semelhante ao Mundo do Nada.
Lutas do Coliseu
Para Kingdom Hearts II, Tetsuya Nomura pretendia permitir que os jogadores lutassem contra todos os membros da Organização XIII novamente no Coliseu. Essa ideia, no entanto, foi abandonada devido às limitações de tempo. Em vez disso, os personagens foram incluídos em Kingdom Hearts II Final Mix, junto com o resto dos membros como versões baseadas em dados em lutas de chefes opcionais separadas e em um novo local. [Carece de fontes?
Cenas deletadas
O trailer da E3 2005 de Kingdom Hearts II mostra cenas que foram finalmente removidas do lançamento final do jogo:
- A cena em que Roxas persegue o ladrão é alterada.
- Axel se aproxima da parede oposta na cena antes de sua luta com Roxas; ao se aproximar, ele olha para Roxas e sorri.
- Donald e Pateta são libertados dos Memory Pods no porão da Old Mansion; Donald dispara um feitiço de nevasca que ricocheteia nas paredes, o atinge e o congela em um bloco de gelo.
- A versão Kingdom Hearts de Hollow Bastion, especificamente a Grande Crista, aparece como o lugar onde Sora conheceu os membros sobreviventes da Organização, após o trio matar uma horda de Neoshadows.
- Sora conhece o Rei Mickey em seu traje de Kingdom Hearts II antes de visitar a Torre Misteriosa.
- Sora foi mostrado na Margem Negra e segurando sua Keyblade contra algo como se estivesse se preparando para selar um buraco de fechadura.
- Behemoths e Wyverns recém-coloridos apareceram na Batalha dos 1000 Heartless.
Modelos não usados
Vários modelos não utilizados existem nos arquivos do jogo, muitos deles completos, como Riku em seu traje de Kingdom Hearts e Riku mais jovem em uma capa da Organização XIII, conforme ele apareceu no final de Kingdom Hearts: Chain of Memories.
As tardes preguiçosas se alternam
Uma versão alternativa do tema de Twilight Town, Tardes preguiçosas, está presente nos dados do jogo.
Tema Final Fantasy IX não utilizado
Outra música não utilizada, esta sendo uma reminiscência de "Eyes to Eyes" de Final Fantasy IX, foi encontrada, apesar dos instrumentos usados para este tema serem diferentes da versão de Final Fantasy IX.
The Edge of Ultima, uma troca de paleta do Ultima Weapon original.O Detection Saber, outra troca de paletas da Ultima Weapon original.O boss original do Xemnas forma "King".A forma original do chefe do Xemnas "Kentauros".The Battle of the 1000 Heartless como aparece no material de pré-lançamento.
Kingdom Hearts II Mix Final
Chamadas de Woody e Buzz Lightyear
Arborizado e buzz Lightyear, personagens da série Toy Story da Pixar, foram planejados em um ponto para aparecer como novas convocações em Kingdom Hearts II Final Mix. Seus modelos aparecem dentro dos arquivos do jogo, embora sem texturas.
Um mundo de Toy Story foi posteriormente anunciado na conferência D23 em 2017, para ser incluído em Kingdom Hearts III. Woody e Buzz farão uma aparição.
Modelo para Buzz Lightyear em Kingdom Hearts II Final Mix.Modelo para Woody em Kingdom Hearts II Final Mix.Kingdom Hearts 358/2 dias
Sprites de perfil e o mundo de Pinóquio
Mundo de Pinóquio foi originalmente definido para aparecer em Kingdom Hearts 358/2 Days, mas acabou sendo removido devido a restrições de espaço. Tetsuya Nomura explicou que a trama planejada para o mundo era a seguinte:
Situado em um circo e contando a história de Pinóquio, um fantoche com um coração, e os Nobodies que não possuem coração, planejamos um episódio triste com Roxas e Xion em busca de esperança para si mesmos. [2]
O mundo teria incluído Pinóquio (como humano) e Gepeto, bem como os vilões John honesto e Gideon do filme original. Os sprites de perfil dos personagens ainda aparecem no código final do jogo. "Pinocchio's World" apareceria mais tarde em Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance como Prankster's Paradise.
Hades e Megara também foram planejados para aparecer no Olympus Coliseum, e Tinker Bell foi aparentemente planejado para ter falas, antes de ficar muda. Os sprites de perfil desses personagens também aparecem no código do jogo final.
Troca de paleta de armas
As trocas de paleta de Midnight Roar e Twilight existem nos dados do jogo de Kingdom Hearts 358/2 Days, mas não aparecem como armas formais.
Inimigo alterado
Um Darkside foi definido para aparecer no Castelo da Besta em vez de um Dark Follower.
Engrenagem de asa e Wind Maker
O Wind Maker (Wind Maker, Windo Meikā?) Era para ser um Keyblade de ataque aéreo quando o Wing Gear (ウ ィ ン グ ギ ア, Wingu Gia?) Foi equipado. No entanto, o Keyblade e o Gear foram finalmente cortados e a aparência do Wind Maker foi dada a Leviathan.
Roxas "mais velho"
Uma das primeiras obras de arte promocional de Kingdom Hearts 358/2 Days, Kingdom Hearts Birth by Sleep e Kingdom Hearts codificado retratava os personagens principais de cada jogo em um mural tripartido. Roxas foi incluído na seção Kingdom Hearts 358/2 Days, mas foi desenhado para parecer vários anos mais velho do que sua aparência em Kingdom Hearts II. Nada relacionado a isso foi abordado no jogo real e, até o momento, nenhuma explicação foi dada para esta variação de design.
Sprite do perfil de Pinóquio.Sprite do perfil de Geppetto.Sprite do perfil do John honesto.Sprite do perfil de Gideon.Sprite do perfil de Megara.Sprite do perfil de Hades.Sprite do perfil de Tinker Bell.Versão recolorida de Midnight Roar.Versão recolorida de Twilight.Um lado escuro no castelo da besta.Captura de tela de pré-lançamento de Kingdom Hearts 358/2 Days mostrando a forma Wind Maker da Keyblade.Roxas parecendo vários anos mais velho do que nunca.Kingdom Hearts Nascimento pelo Sono
Buscador de luz
Uma versão do Kingdom Key D, o Buscador de luz (ラ イ ト シ ー カ ー, Raito Shīkā?), Foi definido para ser um Keyblade equipável para Ventus. Ele ainda pode ser equipado com o uso de um dispositivo de trapaça na versão japonesa.
The Jungle Book World
O livro da Selva foi originalmente definido para aparecer como um mundo jogável no jogo, mas foi removido. O mundo ainda pode ser acessado pelo uso de códigos de trapaça. Várias áreas são acessíveis, incluindo a Sala do Trono de Louie.
Pleakley
Pleakley, do filme Lilo & Stitch original, foi definido para fazer uma aparição em Deep Space, mas foi removido por razões desconhecidas. Seu modelo ainda está na codificação do jogo, embora sem texturas.
Cutscenes e mapas alterados
Certas cutscenes que apareceram nos primeiros trailers - mostradas em eventos como Tokyo Game Show e Jump Festa - foram posteriormente alteradas para o lançamento final do jogo. Por exemplo, a cena em que Mestre Xehanort revela seu plano para forjar a lâmina χ para Ventus foi originalmente mostrada no Olympus Coliseum, ao invés do Cemitério Keyblade. Algumas poucas cenas também foram omitidas, incluindo uma em que Terra observa um jovem Sora e Riku participando de uma luta de espadas, bem como falas individuais, como Terra dizendo a Aqua que procurar pela luz que Mestre Xehanort está atrás os levará a ele, e outra cena em que Ventus está em Destiny Islands, pedindo a Aqua para apagá-lo.
As primeiras demos e trailers do jogo mostram Terra na ponte para o castelo enquanto ela está coberta de espinhos, mas Terra só pode acessar a ponte durante o dia no jogo real.
Alguns mundos tinham áreas inacessíveis para alguns dos personagens na versão final do jogo. Os exemplos incluem Ventus no pátio do palácio em Castle of Dreams e Terra na casa de campo em Dwarf Woodlands.
Design Aqua
A parte traseira da roupa do Aqua ficou ambígua por algum tempo devido ao criador da série Tetsuya Nomura não ter certeza de sua finalização. Até meados de 2009, as costas ficaram expostas até o lançamento oficial do jogo, onde apenas a parte superior das costas foi exposta devido à censura. Além disso, o cabelo e os olhos de Aqua eram de um tom escuro de azul e não tinham o brilho que seu modelo final tem.
Laguna Loire
Originalmente, a Mirage Arena deveria ter um leve elemento de história, ao invés de ser completamente distante de quaisquer personagens auxiliares. Os desenvolvedores planejaram que Laguna Loire de Final Fantasy VIII aparecesse na Mirage Arena como a cabeça da arena.
No entanto, a equipe também estava planejando Dissidia 012 Final Fantasy ao mesmo tempo, e decidiu que se Laguna aparecesse em Kingdom Hearts Birth by Sleep, ele não poderia aparecer em Dissidia 012 Final Fantasy. A equipe eventualmente decidiu que preferia que Laguna aparecesse no último, e assim Laguna foi deixada de fora do produto final. [3] Até o momento, nenhum dado foi encontrado no jogo sobre sua aparência planejada.
Terra no mundo do The Jungle Book.O Buscador de Luz.Modelo de Pleakley em Kingdom Hearts Birth by Sleep.Ventus confronta Mestre Xehanort no Olympus Coliseum.Sora e Riku lutando com espadas em uma cena removida.Ventus dizendo a Aqua para apagá-lo.Aqua, Ven e Terra na Terra da Partida.Terra defendendo Ven do Mestre Eraqus em Hollow Bastion.Ventus no pátio do Castelo dos Sonhos.Terra em Domínio Encantado, com ponte danificada por espinhos.A roupa de Aqua antes de ser finalizada.Aqua nos trailers pré-2009. Observe o cabelo e os olhos mais escuros.
Kingdom Hearts Birth por Sleep Mix Final
Renderizações de demonstração 3D de Kingdom Hearts
As renderizações para a versão demo de Kingdom Hearts 3D foram deixadas nos dados do jogo de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix, incluindo Ansem, Seeker of Darkness, Xemnas, Sora, Riku, Kairi junto com vários elementos do logotipo da demo.
Ansem, Seeker of Darkness que sobrou do render da Demonstração 3D de Kingdom Hearts nos dados de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix.O que sobrou do Xemnas foi renderizado a partir de Demonstração 3D de Kingdom Hearts nos dados de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix.Restos de renderização de Sora da Demonstração 3D de Kingdom Hearts nos dados de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix.Riku sobrando render da Demonstração 3D de Kingdom Hearts nos dados de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix.Restos de renderização de Kairi da Demonstração 3D de Kingdom Hearts nos dados de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix.Plano de fundo do logotipo da Demonstração 3D de Kingdom Hearts nos dados de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix.Primeiro plano do logotipo da Demonstração 3D de Kingdom Hearts nos dados de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix.Renderização em 3D do logotipo de Kingdom Hearts 3D Demo nos dados de Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix.Kingdom Hearts codificado
Shadow Sora
Uma primeira captura de tela revela que Shadow Sora foi originalmente definido para aparecer em Traverse Town, mas foi removido por razões desconhecidas.
Captura de tela anterior mostrando Shadow Sora.Kingdom Hearts Re: coded
Kingdom Hearts 358/2 Days talk sprite
Kingdom Hearts Re: coded era para usar talk sprites da mesma maneira que Kingdom Hearts 358/2 Days. A ideia foi descartada no lançamento final, mas os talk sprites ainda estão disponíveis na codificação do jogo. Aqui está uma lista dos sprites de fala encontrados na codificação do jogo.
Kingdom Hearts 3D: distância de queda dos sonhos
Locais de movimento de fluxo
No primeiro trailer de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, Sora usa Flowmotion para deslizar ao longo de um telhado e pular em um toldo no Segundo Distrito de Traverse Town. Esses locais não estavam disponíveis para uso na versão final do jogo.
Medidor de queda precoce
No primeiro trailer de Kingdom Hearts 3D, o medidor de queda originalmente tinha um gradiente de violeta a magenta e creme.
Heartless e Nobodies
Heartless e Nobodies iriam originalmente aparecer como os inimigos do jogo principal. Nomura até afirmou isso, mas ele os descartou e eles foram substituídos por Dream Eaters. Nas primeiras varreduras do jogo, Sora é visto lutando contra Shadow Heartless e um Twilight Thorn em Traverse Town. Shadow Heartless aparece no primeiro trailer do jogo.
Paranóicos do espaço
Sora deveria originalmente ir para o Espaço Paranoico, enquanto Riku iria para a Rede ao invés disso, mas isso foi descartado, e Sora e Riku foram para a Rede com a mesma história.
Fantasia e Fantasia 2000
Sora deveria originalmente ir para Fantasia, enquanto Riku iria para Fantasia 2000, mas isso também foi descartado porque o próprio Nomura disse "há muitas coisas para trabalhar com Fantasia, então é por isso que decidimos colocar Sora e Riku em Fantasia ".
Ícone de link duplo alternativo
Nas primeiras imagens de Kingdom Hearts 3D, o ícone na tela sensível ao toque para ativar o Dual Link era representado como um retângulo arredondado roxo com "Dual Link" em texto laranja. Este ícone foi mais tarde substituído por um círculo branco contendo o sigilo do Espírito.
Queen Buzzerfly
O Queen Buzzerfly foi originalmente criado como um Dream Eater comum muito menor antes de ser reintroduzido como um chefe do modo de mergulho. Durante a batalha, a Rainha Buzzerfly teria se acomodado no buraco de uma agulha e girado como um pião. [4]
Comedor de Sonhos tipo Coelho
Um conceito lapine Dream Eater foi planejado para inclusão em um ponto, e é retratado na Ultimania. Teria lutado com cenouras arrancadas do solo.
Brinquedos de treino
O brinquedo de treinamento Whirligig (ウ ィ ン ド ミ ル Windomiru ?, lit. "Moinho de vento") é retratado na Ultimania, que afirma ser um presente especial para Streetpassing. Um segundo brinquedo de treinamento não utilizado tem um sprite presente nos dados do jogo.
O brinquedo de treinamento Whirligig.O brinquedo de treinamento de fogos de artifício.O Drop Gauge visto em um trailer anterior.O ícone Dual Link, visto pela primeira vez nas primeiras imagens.Kingdom Hearts χ [chi]
Fairy Stars Keyblade
Embora o mundo Enchanted Dominion se tornasse totalmente jogável em Kingdom Hearts Union χ, junto com a Fairy Stars Keyblade, havia planos para incluí-lo na versão de navegador do jogo em algum momento. A primeira e a terceira atualização do Keyblade ainda podem ser encontradas nos arquivos do jogo, embora sejam sempre omitidos nas versões móveis do jogo.
Orichalcum
No beta fechado do jogo, havia três materiais adicionais de Orichalcum além do normal que é usado para atualizar os Keyblades para sua próxima forma. Embora os materiais de pedra e fragmento não sejam vistos em outros jogos, o nível mais alto que se parece com Orichalcum + de Kingdom Hearts II foi provavelmente substituído mais tarde pelo Minério de Adamantita.
A primeira atualização do Keyblade Fairy Stars.A terceira atualização do Fairy Stars Keyblade.O "Fragmento de Orichalcum"A "Pedra Orichalcum"Orichalcum +- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=UR9wiyPVGno
- ↑ Perguntas e Respostas sobre Kingdom Hearts 358/2 Dias
- ↑ Entrevista "O herói de FFVIII deveria ter aparecido em Kingdom Hearts Birth by Sleep, Nomura revelou. Eles até prepararam parcialmente um cenário onde Laguna aparece como chefe da Mirage Arena. No final, eles decidiram que se fossem ter um novo personagem de FFVIII em Duodecim acabaria sendo Laguna, então o deixaram de fora do BbS. "
- ↑ Kingdom Hearts 3D Ultimania: Mamoru Ohashi: "Claro, no meio do desenvolvimento muitos Dream Eaters foram cortados para minha extrema tristeza. Entre eles estava o Queen Buzzerfly, que começou projetado como um pequeno inimigo normal e cortou, mas teve uma recuperação milagrosa como um chefe do modo Dive, o que é raro A propósito, quando era pequeno, atacava ficando no buraco de uma agulha e girando como um pião. "