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    Cyberware (Cyberpunk 2020)

    Cyberware (Cyberpunk 2020)

    Cyberware é qualquer tecnologia cibernética permanentemente enxertada no corpo humano, especialmente a tecnologia que faz interface com o sistema nervoso humano. Todo o Cyberware é artificial. Os aprimoramentos biológicos são considerados uma categoria separada, denominada coletivamente como Bioware. Cyberware geralmente se refere à tecnologia que interage com (ou age no lugar) do sistema nervoso humano. Pessoas com articulações do quadril ou marca-passos artificiais geralmente não são considerados ciborgues, embora parte do corpo seja artificial.


    Cyberware é comum no mundo cyberpunk. É uma sociedade pós-humana, onde seu corpo carnoso é pouco mais do que uma ferramenta para aprimorar sua funcionalidade ou aparência. Cyberfashion (às vezes chamada de Fashionware) é algo especial no mundo cyberpunk; realçar seu próprio corpo por nenhuma outra razão além da aparência. Além do status, a cibernética é mais frequentemente desejada para aplicações práticas. Para a maioria das pessoas, a principal preocupação com a cibernética é simplesmente ter recursos para isso.


    Embora a cibernética ainda seja cara, ela é acessível à maioria da classe média até certo ponto, e até mesmo aos pobres em algumas situações. A classe trabalhadora, especialmente os profissionais, costumam ter dois ou três implantes de algum tipo. Cyberoptics são úteis para gravar reuniões. O ciberáudio com sensibilidade aumentada pode ser útil para espionar fofocas no salão executivo. Embora o mundo do Cyberpunk seja uma sociedade muito mais violenta, há muitos usos diários não violentos para a cibernética que os tornam desejáveis ​​para quase todos. A instalação da cibertecnologia é geralmente considerada uma compra importante (como comprar um laptop, uma TV ou um carro), mas está ao alcance da maioria das pessoas.

    Mas essa não é a única preocupação. A ciberpsicose é um grande problema. Quanto mais carga tecnológica sobre o corpo, maior a probabilidade de ele perder o contato com sua humanidade e enlouquecer.



    Conteúdo

    Conectando-se

    A cibertecnologia pode ser adquirida em quase qualquer lugar.

    Algumas instalações são triviais e podem ser feitas com uma visita direta. Existem várias cadeias de lojas que podem fazer isso (Bodyshoppe, Fashion / Fusion, Parts'N'Programs, etc.). Essas lojas também podem atualizar, reparar ou ajustar o cyberware existente. Outras instalações exigirão um hospital real e envolverão tempo de recuperação. Como no mundo real, a qualidade dependerá de quanto você está disposto a gastar. As lojas de shoppings são consideradas intermediárias. Clínicas especializadas podem oferecer instalações de qualidade muito superior. E para o desesperado ou o criminoso, existem Ripperdocs.

    Ripperdocs são medtechs subterrâneos que podem realizar instalações de baixo custo, mas com um sério custo em qualidade e integridade. Os Ripperdocs não seguem os códigos e procedimentos médicos das lojas do Mall, clínicas ou hospitais. E isso pode levar a complicações ou dor adicional (ou ambos). Ripperdocs também são usados ​​pelo submundo para instalar cyberware que de outra forma seriam ilegais.

    A instalação de Cyberware envolve o uso de nanotecnologia para estabelecer uma interface entre o módulo e o sistema nervoso do corpo. Não há limite de quanto do corpo pode ser modificado. As conversões de corpo inteiro envolvem a substituição de tudo, exceto o cérebro. É difícil (alguns diriam impossível) evitar a ciberpsicose em tal situação, portanto, as conversões de corpo inteiro são raras.


    Exemplos de Cyberware

    Uma lista de alguns tipos típicos de ciberware

    Cyberlimbs: Estes têm todas as mesmas funcionalidades dos membros normais. Eles são capazes de sentir a pressão e a temperatura. Por padrão, eles ainda serão obviamente artificiais (embora haja opções para torná-los naturais ... a'la the Bionic Man). Como o cyberware é uma espécie de símbolo de status, as pessoas costumam vesti-lo para torná-lo mais destacado. A cromatografia é uma opção popular. Os membros cibernéticos americanos / europeus / asiáticos geralmente não são mais volumosos do que suas contrapartes naturais. Eles podem ser equipados com várias opções, incluindo armas. Todos os membros cibernéticos são muito mais fortes e resistentes a danos do que suas contrapartes naturais. Ainda mais do que membros aprimorados por Bioware. Mais informações podem ser encontradas na página Cyberlimbs.


    Cyberware (Cyberpunk 2020)

    Cyberoptics: Um ciberóptico padrão terá toda a resolução, sensibilidade de cor e taxa de quadros de um olho orgânico. Os ciberóticos costumam ter a aparência de um borg, com lentes externas e outro hardware. Mas eles não precisam ... eles podem ser feitos para se parecerem exatamente com olhos humanos reais. Como acontece com toda tecnologia, porém, empacotá-lo em uma área menor também aumenta o custo. Cyberoptics padrão pode incluir filtros em tempo real semelhantes a instagram (como ver o mundo em preto e branco, por exemplo). Além disso, eles podem ser atualizados com muitas opções. Incluindo mas não limitado a:


    • Visão telescópica
    • IR / UV (em teoria, você poderia fazê-los sentir qualquer comprimento de onda no espectro EM, mas IR / UV são os mais comuns e mais úteis) - Os termógrafos são a opção mais popular
    • Lowlight (ao contrário das opções acima, esta usa luz visível normal)
    • Gravação de vídeo (embora não grave áudio, a menos que você também tenha o cyberaudio instalado)
    • Sobreposições de HUD (deseja uma marquise de estoque em seu campo de visão 24 horas por dia, 7 dias por semana?)
    • Anti-ofuscamento (para evitar ser cegado)
    • Escopos de segmentação (pense no Robocop)
    • Micro-óptica (como um microscópio em seu globo ocular)
    • Armas ou ferramentas (armas de dardo, lasers cirúrgicos, ect)
    • Opções de moda (mudança de cor, tornando-os brilhantes, etc.). Eles podem até incluir armas ou ferramentas.

    Cyberaudio: O áudio cibernético padrão reproduzirá a audição perfeita no alcance humano. Além disso, pode ser equipado com melhorias, como:

    • Sensibilidade aprimorada (ultrassônica, infra-sônica ou apenas ligeiramente acima ou abaixo do alcance humano ... não permitirá que você detecte quaisquer emissões EM como radar, mas pode permitir a detecção de sonar)
    • Gravação de áudio (que pode ser sincronizada com a gravação visual na cibernética)
    • Detectores de mentira (analisador de estresse de voz)
    • Links de rádio ou telefone (com opções de criptografia também) - Scanners de rádio de banda larga e comunicação de feixe estreito também disponíveis como opções adicionais
    • Detector de bug (projetado especificamente para expor bugs nas proximidades)
    • Amortecedor de nível (o equivalente de áudio cibernético do Anti-ofuscamento)

    Cybermodems/ Plugs: às vezes chamado de Cyberdecks, um cibermodem é usado para se conectar à rede. Os cibermodems são necessários se você deseja executar a rede "real", em três dimensões. Os cibermodems permitem o uso de Plugs, que são um tipo de implante que permite uma ligação neural direta ao Cybermodem. Isso permite que o usuário experimente um mundo 3D totalmente envolvente. Por ser muito mais intuitivo, o usuário pode realizar as coisas com muito mais rapidez. Todos os cibermodems também vêm com opções para Trodos (eletrodos). Eles não exigem cirurgia como os plugues, mas têm um tempo de resposta muito mais lento do que os plugues, então os trodos são geralmente limitados a turistas, não a profissionais. Os cibermodems possuem conectores para vários conjuntos destes, de modo que você pode trazer outras pessoas com você no Netruns (embora apenas o usuário principal seja capaz de controlar os movimentos e usar programas ... os outros são apenas passageiros). Trodes também tornará os usuários virtualmente imunes a programas anti-pessoal (embora alguns ainda possam afetá-los, o efeito é puramente psicossomático e desaparece após um tempo). Finalmente, todos os Cybermodems também permitirão uma interface 2D / Vidboard convencional. Isso também pode ser usado para permitir que outros observadores observem o Netrunner enquanto estão na rede. Existem muitas variedades de Cyberdecks, todos com recursos diferentes. Eles podem ser instalados dentro da cibernética e alguns permitem o uso sem fio, mas são muito caros (na casa das dezenas de milhares de eb ou mais ... o sem fio também é muito menos confiável, sujeito a interferência EM e congestionamento, que pode cortar a conexão).


    Sintetizadores de voz: Substituem as cordas vocais. A unidade padrão irá replicar uma voz humana (apenas uma, embora não precise ser sua voz original). As atualizações adicionais podem permitir uma gama mais ampla de vozes, a capacidade de evitar a detecção de mentiras cibernéticas, simular vozes de outras pessoas ou até mesmo simular coisas como instrumentos musicais.

    Implantes nasais: Implantes nasais padrão replicarão a gama humana do sentido do olfato. Por um custo adicional, essa sensibilidade pode ser aumentada. Você também pode adicionar filtros para drogas e venenos ou um analisador químico.

    Implante de Gill: Instalados na garganta, são brânquias artificiais que funcionam tão bem na água quanto os pulmões humanos em terra. A eficácia é reduzida em águas poluídas, e danos ainda são possíveis se a poluição for tóxica o suficiente. Os implantes de brânquia só são eficazes por cerca de 4 horas.

    Fornecimento de ar independente: Isso permite que a pessoa fique sem respirar por até cerca de meia hora, dependendo da quantidade de atividade. Eles são um órgão artificial implantado dentro do corpo.

    Armadura Subdermal: Esta é uma armadura corporal real implantada sob sua pele. Embora não seja imediatamente perceptível, as pessoas ainda podem detectá-lo com uma observação cuidadosa. Este é um passo acima do Skinweave, mas não é tão durável quanto um membro cibernético real.

    Subdermal Pocket: Um pequeno espaço de armazenamento implantado dentro de um membro natural. Os membros cibernéticos também podem ter isso como uma opção. Bolsos subdérmicos são projetados para passar despercebidos e são acessados ​​com uma vedação sensível à pressão. Eles são comumente usados ​​por mensageiros.

    Detector de radiação: Pode ser implantado em qualquer parte do corpo e tem um alcance de cerca de 30 pés. A maioria deles é muito básica, semelhante a um contador Geiger (embora o áudio seja interno apenas para a pessoa).

    Implantes de radar ou sonar: São implantes no crânio que permitem o uso de radar ou sonar pessoal. O radar usa luz (ondas de rádio) enquanto o sonar usa som (ondas de pressão). O alcance é limitado a 50 ou 100 metros, dependendo da tecnologia.

    Detectores de movimento: Estes não são implantes cibernéticos. Eles funcionam detectando vibrações. Eles podem ser montados na palma da mão ou no calcanhar. Eles darão apenas informações gerais, como intensidade e direção.

    Implante Anticoncepcional: Sim, ainda são uma coisa. E eles são muito confiáveis. Normalmente implantados sob a axila e são eficazes por anos.

    Adrenal Boosters: Este é um órgão artificial que pode aumentar os reflexos sem o uso de drogas. Pode ser usado cerca de três vezes ao dia (nem sempre ligado ... tem que ser acionado).

    Implantes sexuais: Estes existem. Use sua imaginação.

    Quadros Lineares

    Estes são exoesqueletos de alta tecnologia, que se assemelham a uma armadura corporal com contornos. Pense em Homem de Ferro, mas na verdade enxertado em seu corpo. Esses quadros ultrapassam as limitações dos membros cibernéticos convencionais, porque o quadro não depende do corpo de carne para se apoiar, permitindo feitos realmente sobre-humanos (como levantar carros pequenos ou dobrar barras de aço em suas mãos). Eles têm algumas limitações: você não pode nadar neles, e eles vão retardar seus reflexos. Além disso ... você vai usar uma armadura corporal pelo resto da vida, o tempo todo.

    Os quadros lineares têm um enorme custo em humanidade associado a eles. Facilmente dez vezes ou mais do que um membro cibernético padrão. Portanto, a ciberpsicose é uma preocupação genuína se você instalar um.

    Cyberware (Cyberpunk 2020)

    Chapeamento Corporal

    Isso envolve o enxerto de placas de armadura reais em seu corpo. Ao contrário da Armadura Subdermal, esse material está no TOPO da sua pele. Mas é tão permanente quanto qualquer outro implante cibernético. O revestimento corporal pode ser instalado em seções ou sobre todo o corpo. Ele também pode ser incorporado em quadros lineares e outros Cyberware.

    A armadura é mais complicada do que apenas colocar placas de aço em sua pele ... ela tem muitas camadas e é porosa (sua pele ainda existe por baixo, assim como seu corpo carnudo). Por fora, você se parecerá com um robô. O revestimento corporal não precisa parecer especialmente robótico ou feio ... ele pode ser estilizado como qualquer outra coisa. Muitas mulheres com banho de corpo lembram as imagens sexy de robôs populares nos anos 70 e 80. Um bom exemplo é a imagem à direita. Ele pode ser estilizado de quase todas as formas, incluindo designs minimalistas (você quer uma esfera refletiva oval básica para a cabeça?) Ou criaturas assustadoras e intimidantes de fantasia (você gostaria de se parecer com uma mantícora de metal?). Sua imaginação é o único limite real.

    Pessoas que usam o plaqueamento corporal são basicamente imunes aos danos triviais com os quais o resto de nós se preocupa (cortes, arranhões e outras coisas). O revestimento corporal oferece melhor resistência a danos do que a armadura subdérmica e pode ser aprimorada ainda mais, se desejado.

    Referência

    FISK, C. Cyberpunk, Versão 2.0, 1ª ed. Berkeley CA: R.Talsorian Games, 1990

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