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    Fortnite: Temporada 3 é a última chance, será revolução ou fracasso


    Do que estou falando? Fortnite não é mais um jogo, é uma plataforma. Ou melhor, está se tornando. O tweet abaixo é de cinco meses atrás e expõe o assunto da forma mais explícita possível. O próprio Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic, diz que sim, Fortnite é um jogo, mas que o conceito terá que ser rediscutido dentro de 12 meses de sucesso.


    Fortnite é um jogo. Mas, por favor, faça essa pergunta novamente em 12 meses.

    - Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) 26 de dezembro de 2019

    Como o Fortnite está se tornando uma plataforma?

    Obviamente, este não é um processo repentino. O jogo da Epic Games não pode se tornar algo completamente diferente no espaço de uma atualização, até porque uma plataforma não é dada apenas pelo seu conteúdo, mas sim uma consequência das pessoas que a povoam. O Fortnite, porém, já deu alguns passos nessa direção, de forma mais ou menos "furtiva".

    A mudança para o Capítulo 2 foi uma das primeiras. O Buraco Negro de Fortnite não foi apenas uma maneira interessante (embora não muito original, lembre-se de Final Fantasy 14 Online) de dar ao público um novo mapa ou de rejuvenescer um pouco o aparato técnico do Battle Royale. Era uma declaração de missão, um "aqui as coisas estão mudando, prepare-se para um novo Big Bang". Os primeiros frutos dessas idéias estão sendo vistos nesta segunda temporada e levam o nome de Mamão (trocadilho não intencional, ed), ou o novo mapa, e Party Reale, o modo que elimina a luta e a capacidade de criar estruturas. Este não é um movimento pequeno, visto que estes dois elementos são o coração da identidade do "antigo Fortnite".



    O Papaya e o Royal Party pretendem agregar jogadores que, naquele momento, não queiram disputar a “estressante” Royal Battle. Podes relaxar com mini-jogos e encontrar amigos, como numa espécie de novo PlayStation Home (quantos te lembras?) Numa versão simplificada. Papaya é também o lugar que a Epic Games está explorando para dar a seus usuários (não jogadores, usuários) novo conteúdo. Recentemente, tem havido uma maneira de ver o trailer de Tenet, O novo filme de Nolan e, ao longo do verão, um longa-metragem inteiro do mesmo diretor será exibido. Não vamos esquecer então concertos ao vivo como os de Deadmau5, Steve Aoki e Dillon Francis.

    Em vez de viver essas experiências no YouTube ou Facebook, era possível fazer "pessoalmente", com o seu avatar. O Fortnite naquela época não era um jogo, mas um ambiente virtual no qual era possível reunir-se com outros usuários para experimentar conteúdos de vários tipos. Não vamos esquecer também a força do Modo Criativo que, como o que os mods fazem em jogos offline ou o que Dreams pretende fazer (outro exemplo de plataforma, em vez de um jogo), é uma fonte de conteúdo gerado pelo usuário para os usuários.

    O que está escrito acima é, em poucas palavras, a descrição de uma plataforma. O próprio Tim Sweenet diz: "Algo é uma plataforma onde a maior parte do conteúdo com o qual as pessoas passam o tempo é criado por terceiros."

    Vou aderir à definição dos anos 1990 de que algo é uma plataforma quando a maioria do conteúdo com o qual as pessoas passam o tempo é criada por terceiros.


    - Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) 26 de dezembro de 2019

    Fortnite, portanto, não deve ser colocado no mesmo nível que um Apex Legends, um PUBG ou um Call of Duty Warzone. Já faz algum tempo que atua em outro tipo de mercado, com novos objetivos e novas estratégias. Embora seja óbvio que a Epic Games deve continuar a apoiar o Royal Battle, a propor skins e por isso ganhar mais de 3000 euros por minuto da forma mais clássica possível, também é verdade que a esta altura esta não é a principal "preocupação" dentro os estudos épicos.



    Fortnite está evoluindo e com esta 3ª Temporada deve mostrar que tem uma ideia clara do que quer ser e como quer se tornar. Acima de tudo, ele deve comunicá-lo de forma explícita e clara ao público, e então torná-lo definitivo com a 4ª temporada no próximo outono-inverno. A 3ª temporada é, portanto, a mais importante de todos os tempos, porque vai nos dizer definitivamente se Fortnite está destinado a ficar aqui mesmo quando a "moda" da batalha real tiver acabado ou se cair sob seu próprio peso, assim que o mercado voltar seu olhar para outra direção.

    Se a sua principal preocupação é, por enquanto, recuperar as novas skins, você pode aproveitar a possibilidade de obter algum v-buck grátis com uma recarga da carteira do console: disponível na Amazon.



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