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    Iluminação dinâmica

    Iluminação dinâmica

    Um exemplo de iluminação dinâmica habilitada em um lugar.

    Iluminação dinâmica é um recurso de renderização do Roblox que fornece efeitos de sombra, iluminação ambiente e fontes de luz personalizáveis ​​que podem ser adicionadas aos locais onde estão ativados. A iluminação dinâmica pode ser ativada ativando a propriedade "GlobalShadows" do serviço de Iluminação dentro de um local. Por ser uma propriedade acessível por script, pode ser habilitada ou desabilitada sempre que o usuário desejar. Ao contrário da maioria dos jogos, o mecanismo dinâmico de sombra e iluminação do Roblox utiliza a CPU do computador do jogador, em vez da GPU. Ele faz isso criando iluminação como parte de um sistema de voxel. Quando um novo local é criado, ele é automaticamente ativado e definido como Technology.Voxel.



    A iluminação dinâmica foi mencionada pela primeira vez em uma postagem de blog em 20 de janeiro de 2012. Foi lançada no ambiente de jogo Test1 em 19 de abril de 2013, para teste do jogador, e finalmente foi lançada oficialmente na plataforma principal em 9 de maio de 2013. Um vídeo apresentando a iluminação dinâmica foi lançada por Shedletsky antes do lançamento do novo sistema. [1] Este vídeo foi usado posteriormente por Roblox na postagem do blog de anúncio.

    Em 30 de setembro, sombras dinâmicas de tijolos foram implementadas.

    Em 29 de maio de 2014, sombras dinâmicas de personagens foram lançadas. Isso usa uma técnica de mapa de sombras.

    Em 3 de dezembro de 2018, foram feitas melhorias no sistema de iluminação como parte da atualização Future is Bright.


    Em 8 de maio de 2019, um novo sistema de iluminação foi lançado ao público, conhecido como Technology.ShadowMap, baseado em Technology.Voxel, implementando sombras do sol com mapeamento de sombras.

    Em 4 de dezembro de 2019, os materiais embutidos foram alterados como resultado da troca de interpolação de luz por vértice para interpolação de luz por pixel. Essa mudança dividiu os usuários e resulta em muitos objetos (malhas mais antigas) parecendo degradados ou mesmo horríveis em comparação com antes - no entanto, permitiu a adição de EnvironmentalSpecularScale e EnvironmentalDiffuseScale às propriedades de iluminação no Roblox Studio, pouco mais de um mês depois.


    Em 10 de janeiro de 2020, foram feitas melhorias no sistema de iluminação adicionando novas propriedades à iluminação (EnviromentSpecularScale e EnviromentDiffuseScale) o que faz com que certos materiais reflitam melhor.

    Em 23 de junho de 2020, um beta de estúdio para renderização baseada fisicamente foi lançado como Technology.Future, que muitos acreditam, faz com que a iluminação interna tenha uma aparência melhor. No entanto, isso depende da configuração da iluminação do ambiente. Technology.Future não está disponível fora do Roblox Studio.

    Conteúdo

    Technology.Voxel / Future is Bright Phase 1

    Em 3 de dezembro de 2018, a Roblox introduziu melhorias no sistema de iluminação voxel atual como parte da atualização Future is Bright. Esta nova atualização introduziu ocupação anisotrópica, que permite que a luz seja bloqueada por paredes muito finas, iluminação HDR e um novo mapeador de tons que pode lidar com luzes extremamente brilhantes melhor do que antes, e uma cadeia de pós-processamento retrabalhada. A floração de baixa qualidade também foi implementada, recorrendo a um efeito de floração de resolução muito baixa em níveis de qualidade mais baixos. Os desenvolvedores podem escolher entre essas melhorias e o sistema legado por meio de Tecnologia, em Iluminação. Você também pode configurar a compensação de exposição ou a quantidade de luz que pode entrar na câmera.


    Technology.ShadowMap / Future is Bright Phase 2 (Sun Shadows) e Technology.Compatibility

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    Imagem de uma vitrine usando Technology.ShadowMap

    Em 27 de março de 2019, Technology.Compatibility foi lançado, que simula Technology.Legacy (o sistema 4 ^ 3 voxel original) com pequenas alterações no código do mecanismo e sem alterações nos shaders. Embora não simule perfeitamente o Legacy, chega perto disso. Pretende-se substituir o Legacy, cuja data de remoção foi adiada.


    Em 18 de abril de 2019, a Roblox apresentou uma atualização exclusiva do Studio que permite que os mapas de sombra sejam lançados do sol. Esta atualização também introduziu a configuração ShadowSoftness (exclusiva para ShadowMap), onde a opacidade das sombras pode ser ajustada. Iluminação dinâmicaAs peças também receberam uma nova propriedade chamada CastShadow, que ativa ou desativa as sombras de um objeto (disponível em todos os modos de iluminação). A distância na qual essas sombras aparecem também depende do nível de qualidade, no entanto, para os níveis de qualidade 1 e 2, o Roblox voltará para a iluminação de voxel 4 ^ 3. Em 8 de maio de 2019, ShadowMap foi lançado para o Roblox Player, e todos os jogos publicados com Technology.ShadowMap receberão as novas sombras do sol.

    Lighting.EnviromentSpecularScale and Lighting.EnviromentDiffuseScale / Future is Bright Phase 2.5

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    Uma vitrine do material metálico ao usar os controles deslizantes difusos e especulares.


    Em 10 de janeiro de 2020, 2 novas propriedades do sistema de iluminação foram lançadas EnviromentDiffuseScale e EnviromentSpecularScale. Essas duas propriedades melhoram a forma como certos materiais, como o metal, se refletem e permitem que o jogo apresente uma atmosfera mais realista. Mudanças significativas de renderização foram implementadas em dezembro de 2019 para acomodar o FiB2.5.

    Tecnologia. O Futuro / Futuro é Brilhante Fase 3

    Em 23 de junho de 2020, um post no devforum apresentou um beta de estúdio para renderização baseada em física. A fase 3 mostrou melhorias drásticas na iluminação interna e ligeiras melhorias nas luzes externas. Em uma sala iluminada, em vez de as partes serem brilhantes, seus detalhes serão mais reflexivos. Pode ser habilitado indo para Lighting.Technology e configurando para "Future" no Roblox Studio. O sistema de iluminação Future tem as mesmas sombras e configurações de sombra do ShadowMap. FiB3 está atualmente indisponível no Roblox Player.


    Links Externos

    1. ↑ ROBLOX Dynamic Light and Shadows - Shedletsky
      Youtube. Recuperado em 23 de junho de 2014.

    Galeria

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    Evento

    Durante a introdução da Iluminação Dinâmica, um evento foi feito. Durante este evento, a página de Jogos teve jogos com Iluminação Dinâmica destacados nas laterais da página. Um dos jogos apresentados foi Bloxburg com LIGHTING. Este evento foi mal documentado e ficou disponível no Internet Archive por um período limitado de tempo por razões desconhecidas.

    Curiosidades

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    • Alguns desenvolvedores odeiam Iluminação Dinâmica devido ao fato de que eles têm que adicionar Iluminação dinâmicaObjetos leves para todas as partes.
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