No Roblox, DataStores são o principal serviço para salvar e carregar dados do jogador. Ele foi feito para substituir o antigo sistema de persistência de dados. DataStores foram lançados em fevereiro de 2014, quando um post foi feito por Matt Dusek explicando o recurso. A postagem agora está arquivada.
Armazenamentos de dados podem ser acessados através do Serviço DataStoreService. Os métodos de edição do DataStore são armazenados em um Objeto GlobalDataStore, que pode ser recuperado por meio do método GetDataStore do DataStoreService.
Os armazenamentos de dados também oferecem uma funcionalidade conhecida como armazenamentos de dados ordenados, que permite dados ordenados. Eles podem ser acessados por meio do método GetOrderedDataStore que retorna um OrderedDataStore. Eles podem ser usados para placares e outros recursos que envolvem dados solicitados.
Falha de DataStore
DataStores são conhecidos por falharem muito, especialmente durante horários de grande tráfego, fins de semana e feriados. Outras vezes, os problemas podem aparecer aleatoriamente. [1] Em 10 de janeiro de 2019, berezaa fez uma postagem no Developer Forum [2], reclamando das falhas do armazenamento de dados. O post se tornou uma tendência, como os outros posts de tendência de berezaa [3] [4], com 58 curtidas e 10 respostas nas primeiras cinco horas após a postagem.
Referências
- ↑ https://devforum.roblox.com/t/strange-datastore-curl-error-causing-datastore-service-to-fail-most-if-not-all-of-the-time-across-many-games / 139677
- ↑ https://devforum.roblox.com/t/developers-need-reliable-datastores-what-we-have-now-is-not-acceptable/223275
- ↑ https://devforum.roblox.com/t/crippling-developers-roblox-communities-an-argument-for-the-reversal-of-the-blanket-discord-ban/127921
- ↑ https://devforum.roblox.com/t/game-update-page-subscribe-to-game-updates/50015