Física fazem parte do mecanismo de física do Roblox. O motor de física original foi considerado um motor muito realista pelos membros da equipe, mas foi questionado devido à quantidade de falhas e imprecisões com os motores. Em 2013, havia um motor de física articulado sendo trabalhado, mas foi interrompido por ser lento e não resolver colisões e, em meados de 2015, um novo sistema de colisões foi lançado, inicialmente conhecido como física experimental, mas agora é conhecido como física PGS. Antes da física PGS, Roblox usava um solucionador mais rápido, mas mais impreciso, conhecido como física da mola, que em 4 de março de 2019 foi completamente removido em favor do solucionador físico PGS mais recente.
Conteúdo
- 1 Solucionador lançado
- 1.1 Física da primavera
- 1.2 Gauss-Seidel projetado
- 1.3 Comparação da física da mola e física PGS
- 2 solucionadores não lançados
- 3 Crítica
Solucionadores lançados
Em março de 2019, a física da primavera foi totalmente eliminada em favor da física PGS.
Física da primavera
Spring physics foi o primeiro mecanismo de física a ser usado pelo Roblox, e é usado na maioria dos jogos. É um motor mais rápido para a física, mas tem muito mais flexibilidade para coisas como colisões, o que permite que as peças entrem um pouco nas outras, permitindo mais curvatura. No entanto, o motor é muito menos confiável quando usado com muita física. As dobradiças às vezes podem falhar e fazer com que as peças sigam em direções aleatórias, levando o modelo a estourar. Este solucionador costumava ser executado a 4000 Hz antes de ser descontinuado.
Gauss-Seidel projetado
A física Gauss-Seidel projetada, ou física PGS, é um solucionador de física mais confiável, porém mais caro, lançado no verão de 2015. O solucionador tem muito menos "dar" do que a física da primavera, em termos de partes que não vão querer entrar em cada uma outro, tornando as articulações menos flexíveis. Isso permite que as peças tenham menos tendência de passarem umas pelas outras. A partir de 21 de outubro de 2015, as juntas chamadas juntas de cola são apoiadas no sistema e não quebram sob pressão. O solucionador usa mais poder de processamento para funcionar do que a física da mola, o que fará com que os jogos funcionem mais lentamente. Este solucionador funciona a 240 Hz.
Comparação de física da primavera e física PGS
Antes do solver ser lançado, um vídeo de comparação foi lançado que mostra as diferenças entre os tipos de solucionadores.
Vantagens da física da primavera:
- O solucionador é mais rápido e consome menos poder de processamento.
- Tem mais dar (útil para alguns casos).
- Melhor manuseio de peças dentro de outras peças.
- As juntas de cola quebrarão sob pressão (se você tiver um caso de uso).
Vantagens da física PGS:
- O solucionador é muito mais confiável.
- Os mecanismos falham menos devido a menos flexão ou dobra.
- Suportará mais articulações no futuro, como as vistas na física articulada.
- As juntas de cola não quebram sob pressão devido ao principal caso de uso de bonecos de pano.
Solucionadores não lançados
No final de 2013, um sistema muito complexo e muito realista estava em fase de testes, denominado física articulada, mas não foi lançado devido a vários problemas que surgiram.
Física articulada
O solucionador de física articulada estava sendo trabalhado no final de 2013. Ele permitia juntas extremamente complexas, permitindo máquinas extremamente complexas sem que a pessoa precisasse fazer muitos cálculos matemáticos de CFrame com soldas conhecidas como cinemática inversa.
Muitos rumores existiam porque o solucionador foi interrompido, um grande deles sendo a pessoa por trás da saída do solucionador. No entanto, de acordo com Zeuxcg, o solucionador foi cancelado porque era um solucionador extremamente lento e não resolvia colisões entre as partes móveis.
O engenheiro por trás do solucionador, Kevin He, lançou dois artigos de blog diferentes sobre a ideia de física articulada:
- Explorando as possibilidades da física articulada em ROBLOX
- Explorando as possibilidades da física articulada, parte 2
Vídeos sobre física articulada
Três vídeos foram lançados pela Roblox que mostram máquinas diferentes, todas trabalhando de forma realista com o solucionador.
Crítica
Quebrando o famoso chassi SS
Desde que PGSPhysicsSolver foi lançado, muitos daqueles Robloxians, principalmente pessoas da comunidade automobilística, protestaram contra a Roblox que deveriam remover o PGS para que o famoso chassi SS, feito pela SecondLogic, pudesse funcionar corretamente novamente. Os sintomas incluem
- O chassi quebra com freqüência.
- [SS Chassis 3.57 apenas] Quando o controle de tração é desligado, o veículo treme muito. BASTANTE.
- [Apenas chassi ATS] A coisa toda quebra por causa da gravidade aprimorada no PGS ligado.
Mas desde que Roblox implementou o recurso para reativar a velha física da primavera (também conhecido como ImPlicitNgine), o ódio eventualmente esfriou, mas devido à maioria dos lugares não usados ter PGSPhysicsSolver ligado, pequenas quantidades de pessoas ainda o criticam.
Destruindo motores e dobradiças
Desde que Giant Survival foi lançado, em um mapa em particular, um NPC com uma cabeça feita de motor tinha uma falha grave, às vezes até deixando os campos do mapa. Muitas pessoas acreditaram que isso era culpa do PGS, porque Giant Survival foi lançado em 2014 e todos os lugares tinham PGS ativado por padrão em outubro de 2015, quebrando muitos jogos que usam a física da primavera / ImPlicitNgine. O criador do Giant Survival não desabilitou o PGS para consertar o NPC com cabeça de motor.