Em 11 de agosto de 2011, Roblox introduziu plug-ins, junto com o controle deslizante de tempo, um plug-in fornecido por padrão, que foi removido posteriormente. Isso permite que scripts gerados pelo usuário adicionem funcionalidade ao estúdio. Em janeiro de 2014, o tipo de ativo de plugin foi adicionado ao site principal, junto com uma maneira de navegar por plug-ins criados por usuários e uma forma de os usuários fazerem upload de plug-ins para o site com a extensão de arquivo rbxm.
Em 11 de dezembro de 2019, a capacidade de vender plug-ins para Robux foi adicionada, embora os plug-ins ainda possam ser distribuídos gratuitamente.
Detalhes técnicos
- Se você colocar um arquivo rbxm na pasta de plug-ins, ele será carregado como plug-ins de script.
- O modelo será pesquisado por objetos de script que estão habilitados (sua propriedade disabled não deve ser definida como true).
- Objetos de scripts locais não serão executados.
- Se um script for adicionado em tempo de execução ao plug-in ou se um script for habilitado, ele não será executado como parte do plug-in. Apenas os scripts que estão presentes e habilitados no momento do carregamento serão executados.
- A variável global do plug-in (como o script em scripts) será adicionada aos plug-ins usando o novo formato de arquivo. Você só deve usar este Objeto de plug-in e não deve mais usar PluginManager (): CreatePlugin () se você estiver usando o novo formato de arquivo de modelo.
- Nota: o modelo não será salvo entre as corridas. Use a nova API de persistência de plug-in para armazenar dados entre as sessões.
- O site permite o upload de plug-ins como qualquer outro modelo. Para fazer isso do estúdio
- Selecione o conteúdo do seu plugin.
- botão direito do mouse
- Selecione “Publicar como plug-in…”
- Se você navegar para a página de ativos de um plug-in no navegador do Studio, poderá instalar os plug-ins diretamente. Esta página também oferece suporte à atualização para versões mais recentes do plugin. Esta página está disponível em http://www.roblox.com/studio/plugins/manage e deve ser acessada no estúdio.
- Há uma página de gerenciamento de plug-ins acessível a partir do Studio para permitir que você desative temporariamente os plug-ins instalados ou para excluí-los.
- Nova função: Plugin: SetSetting (string key, luaValue value)
- Armazena o valor para uso posterior na chave
- Este valor persistirá mesmo se o estúdio for fechado
- As instâncias e funções Lua não serão armazenadas corretamente.
- Use tipos mais simples (como tabelas, strings, números, etc.). A chave só precisa ser exclusiva por plug-in, com a ressalva de que todos os arquivos rbxm locais na pasta de plug-ins compartilharão um namespace de configurações; depois de publicar seu plugin por meio do site, ele terá armazenamento privado.
- Nova função: Plugin: GetSetting (string key) recupera um valor previamente armazenado, ou nil se nenhuma chave for encontrada.
- Ao chamar a barra de ferramentas: CreateButton, você pode usar um URL de recurso de imagem para o ícone do botão
- Nova função: Plugin: GetStudioUserId () retorna a ID de usuário do usuário do studio se ele estiver logado, caso contrário, retorna 0.