Roblox Studio é um programa de desenvolvimento desenvolvido pela Roblox que oferece uma variedade de ferramentas de codificação e construção para o desenvolvimento de jogos para Roblox via Lua.
Roblox Studio foi lançado em 2005 como Roblox Developer's Environment. A equipe do Roblox pode baixar versões de amostra da suíte. Atualmente está disponível para Windows e MacOS gratuitamente, mas sistemas operacionais móveis como Android e iOS não são suportados.
Conteúdo
- 1 Visão
- Arquivo 1.1
- 1.1.1 Nova
- Modelo 1.2
- 1.2.1 Superfície
- 1.3 terreno
- 1.4 plugins
- 1.5 Ver
- 1.5.1 Caixa de ferramentas
- Explorer 1.5.2
- 1.5.3 Propriedades
- saída 1.5.4
- NUNCA Atalhos
- NUNCA teste
- 1.7 Publicação
- Arquivo 1.1
- 2 Criação de Equipe
- 2.1 Como usar
- 2.2 jogos de grupo
- Galeria 3
- Ícones 3.1
- 3.2 Telas iniciais
- 3.3 Telas iniciais removidas
- Layouts 3.4
Visão geral
Envie o
Novo
Este botão criará um local funcional pré-estabelecido. O referido local será acessado através de uma nova janela do Roblox Studio que se originará. O novo jogo será primeiro nomeado como "Place1" antes de ser rapidamente renomeado para "Baseplate" se um jogador escolher o modelo do jogo como Baseplate, eles podem escolher entre muitos modelos, após o jogo carregar completamente no motor. As configurações do jogo não podem ser alteradas até que um desenvolvedor publique o jogo na Roblox.
É impossível salvar o jogo no Roblox porque ele foi criado sem uma configuração pré-escolhida. No entanto, os desenvolvedores podem salvá-lo como um arquivo ou publicá-lo no Roblox clicando no botão "Publicar no Roblox" na guia Arquivo. Com isso, o programa orientará o desenvolvedor a definir um nome para o jogo, uma descrição, definir quem está desenvolvendo o jogo, a que gênero se aplica e a quais dispositivos o jogo será jogável, embora definindo o nome do jogo é o mínimo necessário para esta situação. Após definir todas as configurações, o desenvolvedor deve clicar no botão "Criar" para publicar o jogo. Os desenvolvedores também podem substituir um jogo já existente clicando no botão "Publicar no Roblox como" na guia Arquivo.
- Abrir local - abre um local já existente no computador de um usuário. Navegue até um local, clique nele e em "Abrir".
- Fechar local - fecha o local aberto atual.
- Salvar - Salva o local aberto atual. Se o local não tiver uma localização definida no computador de um usuário, ele solicitará uma localização.
- Salvar como - salva o local aberto atual, mas sempre solicitará um local.
- Publicar no Roblox - Clicando aqui, o usuário receberá a opção de escolher atualizar o local. O local de um usuário no site Roblox será, então, idêntico ao da área de trabalho de outro usuário.
- Salvar seleção como modelo - permite ao usuário salvar o (s) bloco (s) selecionado (s) no computador. Pedidos de localização.
- Publicar seleção como modelo - permite que um usuário publique os blocos atualmente selecionados como um modelo gratuito no site da Roblox ou substitua um modelo existente por sua seleção.
- Imprimir - Imprime o que é exibido na tela do usuário em uma impressora de sua escolha.
- Visualizar impressão - visualiza o que é exibido na tela do usuário.
- Configuração de impressão - ajuste as configurações para usuários imprimindo do Roblox.
- Locais acessados recentemente - links para abrir locais abertos recentemente por um usuário.
- Sair - sai do Roblox Studio.
Modelo
- Selecionar - Seleciona uma peça / modelo. Observe que peças grandes não podem ser movidas com esta ferramenta.
- Move uma peça / modelo, mas só pode se mover em 6 direções predefinidas.
- Escala - redimensiona apenas partes. Só pode ser dimensionado em 6 direções predefinidas.
- Girar - gira uma peça.
- Transformar - Combina todas as ferramentas acima.
- Âncora - impede que um objeto seja movido por uma força ambiental.
- Cor - altera uma peça para que a cor seja escolhida por um usuário.
- Material - altera o material de uma peça.
- União - funde as peças para criar uma peça de união.
- Negate - transforma a parte selecionada em uma NegativePart. Quando unido a outra parte, ele subtrai dessa parte e cria uma união.
- Separar - separa as peças da união.
superfície
- Rochoso - Aplica a superfície rochosa a uma faceta de um bloco. A superfície rochosa não fixa um bloco a outro bloco.
- Cola (descontinuada) - Aplica a superfície de "cola" a uma faceta de um bloco. A superfície da cola une um bloco a outro, mas irá quebrar depois que uma certa quantidade de tensão for aplicada por um personagem ou explosão, a menos que esteja ancorada.
- Soldar - aplica a superfície de "solda" a uma faceta de um bloco. A superfície de solda une um bloco a outro e só pode ser quebrada por explosões, a menos que esteja ancorada.
- Stud - Aplica a superfície "stud" a uma faceta de um bloco. A superfície do pino une-se apenas às superfícies de entrada. As juntas só podem ser quebradas por explosões, a menos que estejam ancoradas.
- Entrada - aplica a superfície de "entrada" a uma faceta de um bloco. A superfície de entrada se une apenas às superfícies dos pinos. As juntas só podem ser quebradas por explosões, a menos que estejam ancoradas.
- Universal - aplica a superfície "universal" a uma faceta de um bloco. A superfície universal une-se tanto aos pinos quanto às entradas. As juntas só podem ser quebradas por explosões, a menos que estejam ancoradas.
- Dobradiça - aplica a superfície de "dobradiça" a uma faceta de um bloco. Qualquer coisa em uma superfície articulada, exceto blocos colados ou soldados, pode girar livremente na dobradiça até que as juntas sejam quebradas. As juntas só podem ser quebradas por explosões, a menos que estejam ancoradas.
- Motor - aplica a superfície do "motor" a uma faceta de um bloco. Qualquer coisa na superfície do motor, exceto blocos colados ou soldados, girará constantemente no motor até que as juntas sejam quebradas. As juntas só podem ser quebradas por explosões, a menos que estejam ancoradas.
Terreno
- Gerar - Gera terreno aleatório. Um valor de 'semente' pode ser definido para gerar terreno aleatório.
- Adicionar - adiciona terreno usando o pincel. Ao clicar, adiciona terreno.
- Subtrair - A mesma coisa com Adicionar, mas exclui o terreno ao clicar.
- Pintura - pinta o terreno em materiais.
- Crescer - como a ferramenta Adicionar, mas a torna muito mais suave.
- Erode - A mesma coisa com Grow, mas exclui muito mais suavemente.
- Smooth - suaviza bordas duras. Isso criará "cristas", das quais você pode se livrar usando a ferramenta erode.
- Regiões - uma opção fácil de adicionar, copiar, colar, excluir, selecionar, mover, redimensionar, girar e preencher o terreno.
plugins
Plugins são aplicativos que adicionam funções ao Roblox Studio.
Veja
Caixa de ferramentas
A caixa de ferramentas é um dos ativos do Roblox Studio. A caixa de ferramentas contém tudo que você precisa. De um bloco a um avião a jato, a caixa de ferramentas contém tudo o que os usuários carregaram para o Roblox. Para usar a caixa de ferramentas, clique na opção caixa de ferramentas e, em seguida, clique no menu suspenso na parte superior da caixa de ferramentas. Um usuário pode navegar para qual categoria, qual objeto ele gostaria de selecionar e, em seguida, clicar no objeto. O objeto aparecerá então na área de trabalho. Além disso, clicar em "Inventário" terá categorias para modelos e decalques feitos publicamente, bem como modelos que você fez por conta própria.
Explorer
O Explorer é uma ferramenta importante no Roblox Studio quando um local do usuário contém uma hierarquia complexa e vários modelos. Ao abrir o Explorer, alguns encontrarão uma barra de ferramentas que lista a hierarquia do local. Todos os objetos do local são geralmente armazenados na área de trabalho.
- Área de trabalho
- Câmera
- Terreno
- Iluminação
- Jogadores
- ReplicatedFirst
- ReplicatedStorage
- ServerStorage
- StarterGui
- Pacote de iniciante
- StarterPlayer
- StarterCharacterScripts
- StarterPlayerScripts
- SoundService
- Bate-Papo
Propriedades
Abrir o menu permitirá que um usuário visualize / edite as propriedades do objeto que selecionou, por exemplo, se um usuário selecionar um tijolo, o menu exibirá a cor, material, valor de refletância e valor de transparência do tijolo também como outras propriedades.
saída
O menu de saída é onde os erros de script e as mensagens de impressão serão exibidos. Ele sempre exibirá a localização do erro e qual é o erro.
Atalhos
Aqui estão alguns atalhos de teclado básicos para tornar sua experiência mais rápida e fácil.
- Novo local (Ctrl + N) - cria um novo local em uma nova janela.
- Abrir local (Ctrl + O) - permite que um usuário navegue até um local em seu computador e, em seguida, abra-o. Para abrir um local, clique neste botão, navegue até a pasta em que o local se encontra no computador, clique no local e clique em "Abrir".
- Salvar lugar (Ctrl + S) - permite que você salve o lugar que está aberto no momento.
- Ferramenta de seleção (Ctrl + 1) - alterna a ferramenta de seleção.
- Ferramenta Mover (Ctrl + 2) - alterna a ferramenta Mover.
- Ferramenta de escala (Ctrl + 3) - alterna a ferramenta de escala.
- Ferramenta girar (Ctrl + 4) - alterna a ferramenta girar.
- Ferramenta de transformação (Ctrl + 5) - alterna a ferramenta de transformação.
- Cortar (Ctrl + X) - Pega o objeto selecionado, remove-o e permite que ele seja colado na área de trabalho do usuário infinitamente.
- Copiar (Ctrl + C) - Pega o objeto selecionado e permite que ele seja colado na área de trabalho do usuário infinitamente.
- Colar (Ctrl + V) - Deve ter copiado ou cortado antes de usar - Pega o objeto recortado / copiado e o coloca na área de trabalho quando clicado. Pode ser usado infinitamente após a cópia / corte.
- Colar em (Ctrl + ⇧ Shift + V) - Pega os objetos recortados / copiados e os insere no objeto selecionado.
- Duplicar (Ctrl + D) - Duplica tudo o que estiver selecionado no momento. Isso é útil se um usuário não deseja manter as partes do spawn e ancorá-las. Não é possível colar objetos que foram recortados / copiados.
- Desfazer (Ctrl + Z) - Desfaz a ação que um usuário acabou de realizar. O menu suspenso não tem nenhum propósito.
- Refazer (Ctrl + Y) - Refaz a ação que um usuário acabou de realizar. O menu suspenso não tem nenhum propósito.
- Agrupar (Ctrl + G) - Permite que um usuário agrupe os objetos selecionados e bloqueie o agrupamento para que todos possam ser selecionados e movidos juntos conforme a necessidade.
- Desagrupar (Ctrl + U) - Rompe a conexão de um grupo selecionado de objetos.
- Alternar colisões (Ctrl + ⇧ Shift + C) - Alterna se as colisões de partes são ativadas ou desativadas. Se estiver ativado, o usuário não será capaz de mover peças através de outros objetos.
- Girar (Ctrl + R) - Gira o objeto selecionado em um eixo vertical.
- Inclinar (Ctrl + T) - Gira a parte selecionada em um eixo horizontal.
- Mover para cima (E) - Move a câmera do usuário para cima.
- Mover para baixo (Q) - Move a câmera do usuário para baixo.
- União (Ctrl + ⇧ Shift + G) - Une as peças selecionadas. Isso os funde e cria um UnionOperation.
- Negar (Ctrl + ⇧ Shift + N) - Nega a (s) parte (s) selecionada (s). Isso subtrai de outras partes e cria uma UnionOperation.
- Separar (Ctrl + ⇧ Shift + U) - Separa a (s) união (ões) negada (s) selecionada (s).
- Espaço local / global (Ctrl + L) - Altera como o objeto atualmente selecionado se moverá. O Espaço Global permitirá que um usuário mova o objeto ao longo dos eixos X, Y e Z do mundo, enquanto o Espaço Local se moverá ao longo dos eixos X, Y ou Z do objeto.
Os atalhos de teclado podem ser visualizados e alterados a qualquer momento em Arquivo> Avançado> Personalizar atalhos.
teste
Se um usuário não tem scripts ou se todo o lugar está com script, eles vão querer testá-lo no Studio para que os jogadores possam detectar e eliminar os bugs existentes no jogo antes de realmente lançá-lo ao público. Existem três opções de teste, localizadas na coluna 'Teste':
- Play - Spawns o personagem de um usuário para um local de spawn. Se não houver locais de spawn no mapa, o personagem é gerado no centro do mapa.
- Jogue aqui - gera um personagem do usuário onde a câmera está atualmente.
- Executar - O local (scripts, animações, etc.) funciona, mas sem a geração do personagem.
Publishing
Assim que o usuário terminar de editar e testar lá, ele irá carregá-lo no Roblox para que outros usuários possam reproduzi-lo. Vá para Arquivo> Publicar local para Roblox e siga as etapas para publicá-lo. Ou se o seu jogo já foi publicado, clique em "Publicar no Roblox" aqui. Dependendo do tamanho do local do usuário e da velocidade de upload da Internet, pode levar cerca de 5 a 30 segundos ou mais para que ele seja publicado.
Criação de equipe
Criação de equipe é um recurso do Roblox que permite ao usuário construir Roblox Studio se adicionado à lista pelo proprietário do jogo. Team Create é o recurso que substituiu os servidores pessoais. Foi lançado em 13 de abril de 2016. Existem cores que mudam em diferentes computadores pessoais que um usuário usa. Mas isso não é alterado no computador original que eles usam. Se um membro da equipe selecionar um objeto, um círculo colorido aparecerá no lado esquerdo do objeto na guia Explorador. A cor do círculo depende da cor do usuário.
Como usar
Para usar o Team Create, vá para a guia View no Roblox Studio e clique no botão Team Create. Se o recurso estiver desativado, clique no botão verde Ligar. O jogo deve ser publicado para que a equipe criada seja usada. Quando clicado, ele irá reiniciar o Roblox Studio e habilitar o Team Create. Em seguida, digite um nome de usuário na caixa na parte superior do painel. Depois que um usuário convidar alguém, peça que ele vá para a página do local e clique no botão Editar. Eles serão então adicionados à sessão de edição. Uma esfera transparente colorida indica que um usuário está construindo nessa área.
Jogos de grupo
Os jogos em grupo podem ser usados para criação em equipe. Para permitir que jogos em grupo tenham criação de equipe, basta ligar / desligar. Então, qualquer pessoa com a permissão Criar e editar jogos de grupo pode entrar na criação de equipe, independentemente de ter sido convidado ou não.
Galeria
ícones
Roblox Studio Icon 2017 - 2021Novo logotipo com marca d'água após 2021.Telas de respingo
Nova telaTelas iniciais removidas
layouts
O cliente Roblox em fevereiro de 2007, [1] apresentando recursos remanescentes do Roblox Studio atual na épocaLayout do Roblox Studio em 2019.- ↑ https://blog.roblox.com/2007/02/scripting-with-telamon-debugging/