Neste tutorial, vamos usar ContextActionService para detectar pressionamentos de tecla / botão para ações específicas.
O que é ContextActionService?
ContextActionService é um serviço útil para fazer ações ocorrerem quando entradas específicas acontecem. Este serviço pode detectar um pressionamento de botão feito pelo sistema, bem como ações, pressionamentos de tecla e muito mais.
ContextActionService pode ser usado SOMENTE em LocalScripts, não Scripts.
Exemplo: Alternando uma GUI
Para este tutorial, vamos usar ContextActionService para fazer uma abertura / fechamento de gui. Vamos começar criando um ScreenGui, nomeando-o "Toggle" e colocando um LocalScript dentro dele.
- StarterGui
- Alterne
- a Principal
- Alterne
Vamos começar definindo ContextActionService, o Player, o PlayerGui do Player e o gui Toggle.
CAS local = jogo: GetService ("ContextActionService") local player = game.Players.LocalPlayer local pGui = player: WaitForChild ("PlayerGui") local t = pGui: WaitForChild ("Toggle")
Para fazer essa alternância de gui, vamos usar a propriedade Enabled do gui, dentro de uma função.
CAS local = jogo: GetService ("ContextActionService") local player = game.Players.LocalPlayer local pGui = player: WaitForChild ("PlayerGui") local t = pGui: WaitForChild ("Toggle") função Main () t.Enabled = not t. Fim habilitado
Por último, precisamos usar ContextActionService para vincular a ação. ContextActionService tem um método chamado "BindAction" que usaremos neste tutorial. Digamos que queremos a tecla "T" para alternar este gui.
CAS local = jogo: GetService ("ContextActionService") local player = game.Players.LocalPlayer local pGui = player: WaitForChild ("PlayerGui") local t = pGui: WaitForChild ("Toggle") função Main () t.Enabled = not t.Enabled end CAS: BindAction ("ToggleGUI", Main, true, Enum.KeyCode.T)
A 'BindAction' leva no mínimo 4 parâmetros, mas pode ter qualquer número de parâmetros. Vamos começar com o primeiro parâmetro, que usamos "ToggleGUI" neste cenário. O primeiro parâmetro é denominado "actionName" e este parâmetro é usado como um nome no sistema para diferentes métodos no futuro. O segundo parâmetro é a função executada quando essa ação associada ocorre. Neste caso, a função principal que fizemos. O terceiro parâmetro é um bool que informa se um botão será criado ou não em dispositivos móveis para alternar essa ação. O quarto parâmetro é uma tupla que define quais ações irão acionar essa ação vinculada. Neste caso, usamos o botão "T".