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    Tutorial: Livro de Receitas / Capítulo 1

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    Terminologia é uma palavra extravagante que significa "um monte de termos e definições". Na programação em geral, existem vários termos usados, todos com significados diferentes. Explicarei a maioria desses termos neste tutorial e, em tutoriais futuros, eles serão mais cobertos.


    Conteúdo

    tarefas

    • Aprenda as definições de vários termos usados ​​na programação.
    • Compreensão básica de como o código é configurado no Roblox.

    Materiais

    • Nenhum!

    Terminologia Geral

    Terminologia geral se refere a termos relacionados à programação, mas não é um termo realmente usado no código.



    Lua

    Tutorial: Livro de Receitas / Capítulo 1

    Lua é uma linguagem de programação leve, robusta e simplista, e a linguagem de programação que todos os jogos Roblox usam. Todos os tutoriais futuros serão em Lua. Lua não é muito complicada em comparação com outras linguagens, o que torna o Roblox uma ferramenta perfeita para começar a aprender a programar.


    C + +

    Tutorial: Livro de Receitas / Capítulo 1

    C + + é a linguagem interna do Roblox, que é integrada à Lua. É impossível programar em C ++ no Roblox diretamente, no entanto, C ++ é integrado ao Roblox na forma de instâncias e outros tipos de dados.

    Sintaxe

    O termo Sintaxe refere-se ao conjunto específico de caracteres e símbolos usados ​​na programação. Por exemplo, a chave ({) e outros símbolos desempenham um papel vital na programação.

    Compilador

    A compilador, também conhecido como o programa em si, é a máquina que está executando seu código. Pense no compilador como a pessoa que está lendo seu código e seguindo as instruções.


    Tipos de dados

    Em todas as linguagens de programação, existem diferentes tipos de armazenamento de informações conhecidos como 'tipos de dados'. É assim que os dados são expressos. Existem 7 tipos de dados Lua e alguns tipos específicos de C ++, bem como vários tipos diferentes de Roblox que serão explicados posteriormente. Familiarize-se com eles!


    Tipos de dados Lua

    booleano

    Um booleano é tão simples como "sim" ou "não". Isso ou aquilo. Na programação, é expresso como 'verdadeiro' ou 'falso'.

    numero / duplo

    Como o título indica, um valor numérico é simplesmente um número real! Pode ser qualquer número entre -2147483647 e 2147483647 (ou -2 ^ 31-1 e 2 ^ 31-1). Double é outro nome para número.

    corda

    Na programação, uma string é uma mensagem feita de texto. Pode ser qualquer mensagem. Um exemplo seria "Olá, mundo!" (observe as aspas em torno da string; isso será explicado mais tarde.)


    função

    Veja Funções / Métodos

    mesa

    Uma tabela é uma coleção de dados. As tabelas são usadas com muita frequência quando mais de uma parte dos dados precisa ser armazenada; por exemplo, vários números, instâncias, etc. Isso é mais conveniente do que armazenar várias variáveis ​​diferentes.

    zero

    nil é uma maneira elegante de dizer que não há dados. nil é equivalente a nada; não há dados. Nil é frequentemente usado para limpar uma variável, sem atribuir-lhe nenhum valor.

    dados do usuário

    userdata é uma variável que não é nenhuma das opções acima. Todos os tipos de dados C ++ (veja abaixo) são dados do usuário, pois não são nativos (parte de) Lua.

    Tipos de dados C ++ =

    Ao contrário dos tipos de dados Lua, os tipos de dados C ++ não são construídos em Lua. Eles são adicionados pelo Roblox, o que significa que se você praticar Lua em outro lugar, os seguintes tipos de dados não estarão presentes. Dois tipos não discutidos incluem bool e double, como foram mencionados acima.


    flutuar

    Um float é um tipo de número que está no formato de ponto flutuante de precisão dupla. Você pode ler mais sobre isso naquele link, mas fora isso, é muito semelhante a um duplo.

    inteiro / int

    Um inteiro / int é um tipo de número. No entanto, o número deve ser um número inteiro e não pode ter decimais. Por exemplo, -3, -1, 5, 1000 são todos inteiros. No entanto, -5.5, 1.3333, 4.2, etc. não são inteiros porque não são números inteiros.

    anular

    void é um termo muito semelhante a nil, no sentido de que não tem valor. No entanto, ao contrário de nil, você não pode definir diretamente uma variável / propriedade como void. Vazio é o retorno de uma função, se a função não retornar nada. Se uma função não retornar nada, ela retornará "void". Vazio é essencialmente igual a nulo no sentido de que não tem valor. Em Lua normal, as funções que não retornam nada retornam nil.


    Termos de Programação

    Os termos de programação referem-se a termos que precisarão ser usado no código. Embora você possa não digitar a palavra diretamente, você as usará.

    Variáveis

    A variável é, simplesmente, um ponto de dados. São dados que são armazenados e podem ser usados ​​posteriormente. Um exemplo é fazer uma pergunta ao jogador e colocar sua resposta em uma variável onde ela pode ser usada mais tarde. As variáveis, embora possam parecer ausentes, são muito importantes e frequentemente aparecerão no código.

    Em Lua, existem 7 tipos diferentes de variáveis. C ++ contém tipos adicionais integrados em Lua. Para obter mais informações, consulte Tipos de dados.

    Condição

    A programação é um conjunto de instruções a seguir. Em alguns pontos, o programa pode ter que tomar uma decisão com base nos dados fornecidos e, a partir daí, o programa pode seguir várias direções. Isso é conhecido como condição. Uma condição é um ponto no código onde o compilador deve tomar uma decisão com base no feedback de variáveis, propriedades, etc. Isso é representado no código pela palavra-chave 'if'. Falaremos sobre as condições em um tutorial futuro.

    Propriedade

    Uma propriedade é simplesmente uma variável vinculada a uma instância. As instâncias serão explicadas em um tutorial posterior.

    Evento

    Um evento é algo ao qual uma função pode se conectar e a função será executada quando o evento for disparado. Isso também será explicado em um tutorial futuro.

    Funções / Métodos

    Uma função ou método, se vinculado a uma instância, é um bloco de código que possui seu próprio código para ser executado. Quando uma função é "chamada" ou para ser executada, ela executa todo o código dentro dela. Isso é útil para código que se repete várias vezes, pois o código só precisa ser digitado uma vez e colocado em uma função.

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