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    Tutorial: tudo sobre CFrames

    Página do tutorial; este artigo é um tutorial avançado.Todos os tutoriais · Tutoriais de script

    Olá! Esperamos que este tutorial lhe dê uma compreensão mais profunda dos CFrames.

    Observe que este tutorial se tornará muito técnico e exigirá um conhecimento básico de matemática.

    Conteúdo

    O que é um CFrame?

    Um CFrame, ou quadro de coordenada, é um conjunto de 12 números que definem o posição e orientação de uma parte. Você notará que a propriedade CFrame de uma peça não está na janela Propriedades, mas foi substituída por Posição e Orientação para tornar mais fácil mover e girar uma peça.



    A Matriz CFrame

    Organizamos os 12 números em um CFrame em um matriz. O que é uma matriz? Em matemática, é basicamente uma maneira de organizar um monte de números em uma matriz organizada. Um bom exemplo de matriz é este:

    Quadrado Mágico
    6 1 8
    7 5 3
    2 9 4

    Normalmente, em uma matriz, cada linha / coluna deve ter algum tipo de relacionamento. O caso acima é um exemplo de "quadrado mágico", o que significa que cada linha horizontal, vertical e diagonal soma 15.



    Um CFrame também tem uma matriz, só que é uma matriz 3x4, portanto perfazendo 12 valores. Os valores em negrito abaixo são apenas os títulos das linhas. Apenas uma observação: você não pode obter valores multiplicando dois números. Não tente encontrar xz multiplicando x e z.

    Matriz CFrame
    p px py pz
    x xx yx zx
    y xy yy zy
    z xz yz zz

    Observe que cada valor tem nomes diferentes, como em vez de xx, outros o chamariam de r11 ou m01. Para este tutorial, estarei usando xx, yx e assim por diante.

    Vamos começar com a linha p. A linha P representa a posição na forma de (x, y, z). É tão fácil quanto isso.

    Os aspectos rotacionais

    As linhas x, y e z representam a rotação do objeto. Aqui está uma amostra de três desses valores e como eles são calculados.

    Tutorial: tudo sobre CFrames

    Tutorial: tudo sobre CFrames

    Tutorial: tudo sobre CFrames

    Você pode ver que essas equações são complicadas e requerem um conhecimento complexo de trigonometria. Você NÃO precisa calcular esses valores, este é apenas um tutorial para mostrar como a matriz funciona.


    Vetores

    Agora passamos para os vetores.

    O que é um vetor?

    Por definição, um vetor é um objeto com direção e magnitude. Para o propósito deste tutorial, assumiremos que um vetor é como um raio; uma linha que começa em um ponto (a parte) e vai infinitamente em uma direção. Claro, eles não são os mesmos, mas isso ajuda a entender o que é um vetor.


    Agora, se você usar a ferramenta Mover em uma peça, verá seis setas aparecerem: duas vermelhas, duas verdes e duas azuis. Um desenvolvedor mais inexperiente pode pensar que cada cor de seta representa um eixo, mas isso não é verdade, como se você girasse a peça, as setas girariam com ela. Não. Cada seta representa um vetor.


    Veja, cada parte tem seis faces, todas com um nome: frontal, traseira, esquerda, direita, superior ou inferior. Um vetor é como as setas na ferramenta Mover; é uma linha que começa no centro de um rosto e se estende infinitamente.

    Cada parte tem três vetores nomeados:

    Um LookVector é aquele que se estende desde a face frontal e é representado pela seta azul.

    Um RightVector é o vetor que se estende da face direita e é representado pela seta vermelha.

    Um UpVector se estende da face superior e é representado pela seta verde.

    Relacionamento com a Matrix

    Como tudo isso se relaciona com a matriz? Bem, um vetor é representado por três números na forma de . Portanto, os números da linha X são os números no RightVector da parte, linha Y para UpVector ez para LookVector.

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